Pessoas que transformam pessoas
5/15/20242 min read
Nos últimos anos eu aprendi a acreditar nas pessoas. Esse não foi um caminho fácil e muito menos linear. Ainda me deparo com situações que me fazem questionar essa decisão. Talvez por ser psicóloga ou por ser pesquisadora na área de violência, mas acima de tudo por ser humana.
Enquanto seres humanos somos constantemente desafiados a escolhermos uma posição que represente inteiramente as nossas crenças e os nossos valores. Em um mundo repleto de dualidades e de excessivas informações, é fácil se perder entre tantas possibilidades. É compreensível que a decisão de não acreditar em outras pessoas venha se tornando cada vez mais atrativa e ilusoriamente, mais segura.
Diante da incerteza que é confiar no outro e da certeza que é inevitável que esse falhe conosco, afinal também falhamos o tempo inteiro. Com nós mesmos, com outras pessoas, com o que acreditamos e com o que desejamos. A realidade é que isso acontece, em menor ou maior escala, independente de estarmos conscientes do nosso impacto ou não. Pessoas tocam pessoas e pessoas afetam pessoas. Assim, pessoas transformam pessoas.
A cada segundo nos transformamos e corremos o risco de não perceber isso. Se não estivermos atentos, desperdiçamos a chance de transformar o nosso poder em ação.
Ao encarar que estamos vivendo no pior cenário possível e enxergarmos tantos sonhos sendo destruídos, não nos restou outra opção a não ser a de acreditarmos em outras pessoas. No nosso estado e arrisco dizer que no nosso país, não tenha alguém que não foi tocado e que não tenha sentido a esperança que é poder acreditar em outras pessoas. A segurança que é poder contar com outras pessoas.
Talvez você só ainda não tenha percebido o poder que possui para tocar as outras pessoas através de suas ações. Talvez em breve a gente se esqueça disso, mas eu espero que sejamos capazes de relembrar toda vez que preciso for. Eu espero sempre encontrar pessoas que me façam acreditar em pessoas. Até hoje elas sempre me encontraram, espero que encontrem você também.