Agradecimentos dissertação

3/19/20245 min read

palm tree
palm tree

Algumas vezes na vida precisamos de tempo para perceber coisas que sempre estiveram a nossa frente, mas por alguma razão ainda não conseguíamos enxergar. Sempre achei isso curioso. Essa, com certeza, não é uma dessas vezes. Me considero uma pessoa abençoada e constantemente agradeço por isso. Agradeço, principalmente, por ser cercada de pessoas amorosas e genuínas, que me ensinam diariamente a ser humana. Construir relações saudáveis requer afeto, vulnerabilidade e esforço. Requer espaço para crescer e exige acima de tudo presença. Em minha vida, sempre fui rodeada de pessoas que mais se pareciam como presentes escolhidos para mim. Espero nunca confundir a benção que é poder dizer isso com a mera aceitação de que fora coincidência do destino nos encontrarmos. Nós nos reencontramos. Escolhemos nos reencontrar toda vez que seguimos juntos, por meio de todas as transformações inerentes a vida, assumimos o compromisso de permanecer. Toda vez que permanecemos, seguimos compartilhando os mesmos valores que um dia nos aproximaram enquanto seres humanos. Assim, escolhemos nos reencontrar, dentro de nós mesmos, uns pelos outros, quantas vezes preciso for. Por saber disso, ou melhor, por ter aprendido isso, sou e serei eternamente grata a cada uma das pessoas que logo citarei.

Agradeço aos meus pais, por me darem a vida e me ensinarem a enxergar ela com olhos cheios de sensibilidade e curiosidade. Agradeço por ser filha das pessoas mais integras e inteligentes que conheço. Serei eterna admiradora das suas histórias, da graça e da coragem que sempre tiveram em ser quem são. Agradeço pela confiança e pela liberdade de permitirem e possibilitarem que eu descobrisse isso junto com vocês, ao mesmo tempo, em que descobríamos quem eu era e quem queria ser. A minha irmã, sinto que estaríamos desperdiçando precioso tempo se me estendesse nos agradecimentos que dedico somente a você. Mesmo com infinitas possibilidades, sei que jamais conseguiria combinar as palavras de tal maneira a alcançar tamanha significância da sua presença em minha vida. Por isso, opto por honrá-la todas as vezes que estamos juntas. É um grande privilégio dividir a vida, desde os primeiros segundos dela, com três dos meus melhores professores.

A minha família escolhida que habita em sete corações, concordo plenamente com a autora Dolly Alderton, quando afirma que quase tudo o que sabe sobre o amor, aprendeu com as suas amizades de longa data. Eu também posso dizer que quase tudo que aprendi sobre ele e a vida foi pelas suas presenças na minha. A minha amiga, presente da graduação, ainda lembro do dia em que você me descreveu como uma mulher que iria longe, durante uma dinâmica na disciplina de psicologia dos grupos. Ainda tenho o post-it guardado com o que você escreveu do lado da cabeceira da cama. Não irei jogá-lo fora, ainda que as tuas palavras e a tua presença estejam permanentemente gravadas em mim.

A minha orientadora, algumas vezes durante nossos encontros de orientação, parava por um segundo para te encarar, não importava quantas vezes eu fizesse isso, a sensação era sempre a mesma, era como se naquele instante você fosse sublime. A definição da palavra sublime é: ˜que apresenta inexcedível perfeição material, moral ou intelectual; elevado(a). Do latim sublimis, “que se eleva”. Sublime é um termo que se refere àquilo cujos méritos transcendem o normal, é o encantador, o admirável”. Quando eu chegava aflita, com a quantidade de coisas que considerava importante discutirmos no artigo e o pouco espaço e tempo que tínhamos, você conseguia me acalmar e me ler como ninguém. Respirava fundo, com paciência, organizava minhas ideias, materializava meus pensamentos que ainda nem sequer tinham forma ou sido externalizados. Isso me surpreendia todas as vezes. Recentemente, em um desses momentos, você cerrou os olhos e me encarou de volta, disse que eu precisava me lembrar que além de professora, minha orientadora, você era psicóloga e seus anos de clínica também podiam me ajudar.

Naquele instante, eu respirei fundo e o aperto no peito que sentia, mais uma vez, se transformou em inexplicável sensação de confiança, que logo se transformou em segurança. Em silêncio, naquele instante, reafirmei para mim mesma que essa era, com certeza, umas das combinações mais poderosas do mundo. A psicologia e a docência, juntas, contém um poder inimaginável, de tocar e de transformar pessoas. Com estudo, sabedoria, ética, humanidade e tantas outras competências necessárias para exercer essas funções, você nunca nos deixou esquecer disso. Do potencial que carregamos em nós mesmas e podemos ampliá-lo, quando além de nos permitirmos crescer, temos ao nosso lado as pessoas certas, que nos encorajam a florescer. Quando um professor, acredita em um aluno, ele transforma a sua vida, mais que isso, ele lhe dá a possibilidade de viver uma nova vida. No dia em que você me escolheu em uma seleção de estágio e no dia em que você me convidou para ingressar formalmente ao grupo de pesquisa, saiba, que você certamente transformou e redirecionou a minha vida. E por isso, serei eternamente grata.

A minha gratidão as incríveis pessoas que fazem parte da família GPeVVIC, é uma honra pertencer ao mesmo lugar sagrado que vocês. As minhas companheiras de pesquisa, tenho enorme satisfação em compartilhar a vida acadêmica com vocês. Muito do que sei sobre pesquisa e a nossa profissão, aprendi com vocês desde o primeiro momento em que nos conhecemos. Nos últimos dois anos fomos surpreendidas por adversidades em lugares que considerávamos intocáveis para nós mesmas. Passamos por momentos que certamente marcaram a nossa existência. Ao recordar, a primeira lembrança que tenho não é de incerteza ou medo, mas sim da força que sentia, vinda de vocês. Não esquecerei a incomparável sensação de alívio que senti em meio ao caos, quando percebi que havia encontrado pessoas que partilhavam das mesmas prioridades e que estavam dispostas a lutar por elas.

Para fazer pesquisa, é preciso de rede, de apoio e de afeto. Sou grata por ter encontrado tudo isso em vocês minha equipe. Um dos grandes prazeres da vida acadêmica é poder assistir de perto a evolução de pessoas que admiramos. Nesses quase quatro anos de GPeVVIC tive a alegria de ver grandes talentos construírem suas trajetórias. Sou feliz por ter compartilhado a minha com vocês. Agradeço, com todo o meu coração, a cada pessoa que passou pelo projeto ao longo dos últimos oito anos. Sem a dedicação de vocês, nada disso seria possível.Dedico o meu trabalho a todas as mulheres que acolhi em meu caminho, enquanto psicóloga e pesquisadora, a esperança de cada uma delas me trouxe até aqui.

Por fim e, com certeza, um dos agradecimentos mais importantes, a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) por através da bolsa a mim concedida, apoiar financeiramente a realização do meu mestrado. Ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por financiar o projeto e possibilitar a realização de todas as nossas pesquisas.